| AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. 4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. 5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, 6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 7 Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. 8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. 9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refugio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. 10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua casa. 11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com teu pé em pedra. 13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. 14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pó-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. 15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angustia; dela o retirarei, e o glorificarei. 16 Fartá-lo-ei com lonjura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. AMEM! |
Nunca se esqueça que os covardes nunca tentam, os derrotados nunca insistem, mas, os vencedores jamais desistem!...
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
A Segurança Daquele que se Acolhe em Deus.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Empresas no mundo anunciaram 79 mil demissões hoje.

Diante da crise econômica global e na tentativa de reduzir os custos, empresas nos EUA, Europa e Japão anunciaram hoje mais de 79 mil demissões, com destaque para o conglomerado “Caterpillar”, que cortará 20 mil empregos, ou cerca de 18% de sua mão-de-obra, por causa da redução da demanda.
Logo cedo, a agência de notícias japonesa “Jiji Press” informou que as 12 maiores montadoras do Japão esperam cortar um total de 25 mil empregos no atual ano fiscal, que termina em 31 de março, para lidar com o declínio do setor.
Na Europa, a “Corus”, segunda maior siderúrgica européia em produção, irá eliminar 3,5 mil empregos, além das 500 demissões anunciadas anteriormente. No total, 9,5% da força de trabalho da empresa será dispensada. A Corus irá estender o corte de 30% na produção até o segundo trimestre deste ano em consequência da desaceleração da economia.
A Philips, fabricante holandesa de produtos eletroeletrônicos, como aparelhos de barbear, televisores e equipamentos médicos, anunciou novos planos de corte de custos, incluindo a demissão de 6 mil funcionários em todo o mundo.
A Pfizer, que anunciou a compra da Wyeth em um acordo avaliado em US$ 68 bilhões, disse que irá eliminar 10% da sua força de trabalho, o que equivale a mais de 8 mil funcionários.
A Sprint Nextel, por sua vez, vai cortar cerca de 8 mil empregos, ou 13% de sua força de trabalho total, em todos os seus níveis. A General Motors irá demitir mais 2 mil trabalhadores, em Ohio e Michigan, nos EUA, enquanto a Home Depot irá eliminar 7 mil empregos.
Qual será a saída para essa crise que se instalou no mundo?
Escreva pra mim;// oinotna.as.oliveira@bol.com.br
"Morales" comemora aprovação de Constituição em referendo.

'Sim' obteve 60% dos votos, diz pesquisa; oposição diz que não reconhece resultado.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, comemorou neste domingo à noite a vitória do "sim" no referendo sobre a nova Constituição do país, depois que três emissoras de televisão locais anunciaram que cerca de 60% dos eleitores respaldaram o texto, segundo pesquisas de boca-de-urna.
Da varanda do Palácio presidencial Queimado, diante de uma praça Murillo lotada, em La Paz, Morales declarou: "Aqui acabou o Estado colonial. Acabou o neoliberalismo. E a partir de agora os recursos naturais são do povo e nenhum governo poderá, jamais, mudar essa situação".
Até a madrugada de segunda-feira, apenas 10% das urnas haviam sido apuradas. Quarenta por cento dos eleitores optaram pelo "não".
O Tribunal Nacional Eleitoral boliviano tem um mês para encerrar a contagem do votos.
Em frente à multidão, Morales disse ainda que, com o resultado, começa "uma nova Bolívia, com maior dignidade para o povo boliviano". Em meio a fogos de artifício e erguendo bandeiras da Bolívia, a multidão gritava: "Evo, Evo".
Em nova mensagem à oposição, cujo reduto é uma região conhecida como "meia-lua", o presidente disse: "Felizmente, aqui não houve empate. E há um só ganhador: a Constituição. Em vez de meia-lua, será uma lua cheia".
Morales afirmou que convocará todos os prefeitos (governadores) e parlamentares para a implementação da nova Carta.
Oposição
Até o fim da noite de domingo, a Corte Nacional Eleitoral não tinha divulgado dados oficiais.
Mas se em La Paz - maior colégio eleitoral da Bolívia -, Cochabamba, Potosí e Oruro foi comemorada a vitória do "sim", nas regiões dominadas pela oposição - Santa Cruz, Tarija, Beni, Pando e Chuquisaca - houve festa nas ruas pela vitória do "não".
Os governadores desses Departamentos (Estados) opositores declararam que não reconhecem o resultado nacional.
Em Sucre, capital de Chuquisaca, a prefeita (equivalente a governadora), a indígena quíchua Savina Cuellar, convocou a população a "desacatar" o novo texto constitucional.
"Espero que a Corte Nacional Eleitoral faça alguma coisa. Esse não foi um processo transparente. Foi um resultado com fraude", disse.
Ali, em meio às comemorações pela vitória do "não", exemplares da nova Constituição foram queimados diante das câmeras de televisão.
Ao mesmo tempo, em Santa Cruz de la Sierra, o prefeito (governador) de Santa Cruz, Ruben Costas, disse que o "não" deve ser "respeitado" pelo governo central.
"O 'não' era a única forma de deter a violência e o autoritarismo", disse.
Costas afirmou ainda que o governo enfrentará a "firme resistência" de Santa Cruz, caso queira "impor" um modelo de país que eles não desejam.
No mesmo palanque, o presidente do Comitê Cívico de Santa Cruz, Branko Marinkovic, acrescentou: "Ninguém pode negar que hoje temos uma Bolívia com duas visões. O presidente deve convocar a um pacto social. E de agora em diante nossa luta será contra esse modelo socialista inspirado no (presidente) Hugo Chávez".
Ali, a multidão erguia a bandeira verde e branca de Santa Cruz e gritava: "no, no, no".
Para o constitucionalista Franklin Gutiérrez Larrea, entrevistado pela TV estatal, canal 7, "é tarde" para se falar em pacto social.
Segundo ele, agora é hora de programar (a Constituição), mesmo que aos poucos, a nova Carta Magna boliviana.
A primeira discussão promete ser sobre a legislação eleitoral e a convocação de eleições presidenciais em dezembro deste ano, segundo o vice-presidente, Alvaro García Linera.
O debate será aberto no Congresso Nacional, onde o governo tem maioria na Câmara, mas não no Senado.
Bolívia estatiza petroleira a dois dias de referendo.

Bolívia estatiza petroleira a dois dias de referendo
Empresa tinha participação britânica; para oposição, decisão é ato de campanha.
A dois dias do referendo sobre uma nova Constituição na Bolívia, o presidente do país, Evo Morales, anunciou nesta sexta-feira a nacionalização da empresa petroleira Chaco, cujo principal acionista é uma companhia controlada pela britânica British Petroleum (BP) e pelo grupo argentino Bridas.
A decisão foi anunciada depois do fracasso de uma tentativa de acordo entre a empresa Pan American Energy (PAE) - formada pela BP e pelo Bridas e dona de pouco mais de 50% das ações da Chaco - e a YPFB, a estatal boliviana do setor petrolífero.
Minutos após o anúncio, representantes da oposição, concentrados na cidade de Santa Cruz de la Sierra, acusaram Morales de transformar a nacionalização da Chaco em um ato de campanha, "apelando aos sentimentos nacionalistas", às vésperas do referendo constitucional.
Morales fez o anúncio nas instalações da Chaco, na cidade de Entre Ríos, e comentou que "todas as empresas petroleiras que não cumprirem as regras da Bolívia vão ser nacionalizadas". "Queremos sócios, e não patrões", afirmou, usando uma frase que já havia empregado anteriormente em anúncios de nacionalização.
No entendimento dos analistas do setor, a medida de Morales leva o governo a ser dono de 100% das ações da empresa.
O presidente havia anunciado a nacionalização da empresa no dia 1º de maio do ano passado, mas iniciou uma negociação na época para que o Estado comprasse as ações e assumisse o controle da petroleira.
O objetivo era chegar a um acordo pelo qual o governo da Bolívia pagaria para "recuperar" ou "reestatizar" a empresa.
No entanto, segundo a imprensa local, a PAE não teria aceitado as condições de pagamento impostas pelo governo e, por isso, o acordo fracassou.
A PAE é a representante da BP no cone sul e fez uma aliança com o grupo Bridas na região.
"A partir deste momento, a YPFB já é a responsável pela Chaco e já está definindo os nomes de seus diretores", disse Saúl Avalos, ministro dos Hidrocarbonetos da Bolívia.
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Passeata contra demissões reúne milhares de metalúrgicos no ABC.

Uma manifestação realizada nesta terça-feira reuniu cerca de 15 mil trabalhadores do ABC paulista em protesto contra demissões e propostas de redução de jornada e de salário decorrentes da crise econômica mundial, segundo informou a CUT.
A passeata, realizada na Avenida 31 de março em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, se seguiu a assembléias na porta das fábricas de veículos Ford, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen, além de indústrias de autopeças. A mobilização teve início às 6h e durou até 10h.
"A única maneira de atravessarmos este momento difícil é lutar pela garantia de empregos e salários. Por isso é preciso tomar as ruas, literalmente, como estamos fazendo agora", disse Artur Henrique da Silva, presidente da Central Única dos Trabalhadores, durante o ato.
Anunciando novas mobilizações, ele argumentou que nos últimos anos a indústria automobilística trabalhou a todo vapor e bateu recordes de produção e que, assim, teria condição de absorver a retração atual nas vendas.
A passeata acontece um dia após a reunião de centrais sindicais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, quando foram debatidas saídas para manter o consumo --como corte nos juros e redução no spread bancário--, mas nenhuma medida foi anunciada.
Também na segunda-feira o governo divulgou que foram fechados mais de 650 mil postos de trabalho com carteira assinada em dezembro, número bem superior aos 300 mil tradicionalmente perdidos no mês.
O sinal de alerta veio da General Motors, que cortou 744 funcionários temporários no dia 12.
Neste cenário, a Força Sindical iniciou negociações com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) que prevêem corte de jornada e de salários sem garantia de emprego. Por pressão de outras centrais, a Força suspendeu as conversas.
Contrária às propostas, a CUT não participa das reuniões.
Na quarta-feira, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, leva ao presidente Lula em Brasília uma proposta para os trabalhadores do setor com a fixação de metas de produção e de emprego, precedidas de debates setoriais entres trabalhadores, empresários e governos.
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), ex-presidente da CUT, não compareceu à manifestação. A presença chegou a ser anunciada por sindicalistas, mas, segundo sua assessoria, ele cumpriu atividade na prefeitura.
sábado, 17 de janeiro de 2009
Ehud Olmert Anuncia Cessar-fogo Unilateral em Gaza

Depois de reunião, premiê Ehud Olmert afirmou que ofensiva alcançou objetivos.
O primeiro-ministro de Israel Ehud Olmert anunciou neste sábado o cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza.
O governo de Israel prometeu interromper os ataques contra a Faixa de Gaza a partir das 2 horas da madrugada (22h, horário de Brasília), mas vai manter suas posições no território palestino.
Em um pronunciamento, Olmert afirmou que a ofensiva de Israel conseguiu alcançar todos seus objetivos na Faixa de Gaza.
Depois da reunião do gabinete de governo em que foi aprovado o cessar-fogo unilateral, Olmert disse em um pronunciamento que o Hamas foi muito afetado em sua habilidade de disparar foguetes contra Israel, que ficou muito limitada.
Mas, Olmert afirmou que o sucesso do cessar-fogo depende do Hamas. Se o grupo militante continuar disparando foguetes contra Israel, Israel reagirá com força, afirmou.
O premiê acrescentou que Israel não odeia os cidadãos da Faixa de Gaza e não queria machucar nenhum deles.
Horas antes do anúncio, um porta-voz do Hamas afirmou que o grupo vai continuar lutando até que suas exigências sejam atendidas.
"Não aceitaremos menos do que a paralisação das agressões, o fim da ocupação, a suspensão do cerco (à Faixa de Gaza) e a abertura de todas as passagens", afirmou Fawzi Barhoum, em uma declaração transmitida pelo canal de televisão do Hamas.
Foguete
De acordo com informações na Faixa de Gaza, minutos antes do pronunciamento de Olmert, um foguete foi disparado da Faixa de Gaza.
A imprensa israelense afirmou que o foguete do Hamas atingiu uma casa na cidade de Ashdod, mas ninguém ficou ferido.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou neste sábado que o cessar-fogo israelense precisa ser acompanhado da retirada de seus soldados da Faixa de Gaza.
Fontes dos serviços de saúde palestinos dizem que pelo menos 1.107 pessoas morreram e 5,1 mil ficaram feridas desde o início da ofensiva, em 27 de dezembro. Do lado israelense, 13 pessoas morreram, sendo três delas civis, segundo o Exército do país.
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Notícia/Avião com Cerca de 150 Passageiros Cai em Rio em Nova York.

Um jato da US Airways com cerca de 150 passageiros a bordo caiu nas gélidas águas do rio Hudson, junto a Manhattan, depois de aparentemente atingir um bando de gansos. As autoridades disseram que todos foram resgatados.
Passageiros resgatados disseram que todos sobreviveram à queda, que deixou o Airbus A320 intacto, flutuando.
"Confirmamos que todos saíram", disse uma porta-voz da Administração Federal de Aviação (FAA).
A FAA disse estar investigando relatos de que o avião teria atingido gansos em revoada ao decolar do aeroporto LaGuardia. Um passageiro informou que ouviu uma espécie de explosão minutos após a decolagem.
"O motor explodiu. Havia fogo por todo lado, e o cheiro era de gás", afirmou outro passageiro, num cais no centro de Manhattan.
"As pessoas estavam todas sangrando. Caímos bem duro na água. Foi assustador", disse.
Outro passageiro, Alberto Panero, disse que aparentemente todos haviam sido resgatados. "É simplesmente incrível que todos estejam vivos."
Até que barcos da polícia chegassem, oito balsas e táxis-barco acudiram em socorro dos passageiros, alguns dos quais já usavam coletes salva-vidas e faziam fila sobre as asas semissubmersas do avião.
A FAA disse que o vôo 1549, com destino a Charlotte, na Carolina do Norte, transportava 148 passageiros e 4 ou 5 tripulantes.
Em nota, a US Airways disse estar investigando o incidente.
Notícia/Lula diz Apoiar Projeto de Chávez de Reeleição Ilimitada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje a iniciativa de seu colega venezuelano, Hugo Chávez, de propor a realização de um referendo sobre a possibilidade de implantação de um sistema de reeleição ilimitada para presidente da República e outros cargos do Poder Executivo da Venezuela. Porém, Lula fez a ressalva de que não considera esse o caminho para o Brasil. "Obviamente, eu vou trabalhar para fazer o meu sucessor", disse o presidente brasileiro, durante entrevista em El Diluvio, no norte da Venezuela, onde visita o Projeto Agrário Socialista Planície de Maracaibo.
Mas, sobre as pretensões do presidente venezuelano, Lula declarou: "Chávez é jovem e aguenta um novo mandato". Ele insistiu em que a questão da reeleição está relacionada "à cultura e à vontade de cada povo". O presidente brasileiro argumentou que o processo democrático se traduz na garantia a todos os candidatos de participarem dos pleitos eleitorais nas mesmas condições. Lula foi questionado sobre o tema da reeleição enquanto estava ao lado de Chávez, no sétimo encontro bilateral do mecanismo de reuniões trimestrais entre os dois presidentes.
O presidente brasileiro aproveitou para dar uma alfinetada no seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Ele afirmou que, se a economia brasileira estivesse bem no período de 1998 a 2002, e as pesquisas indicassem alta popularidade do então presidente, teria aparecido um deputado com uma proposta de emenda constitucional para uma nova reeleição.
Segundo Lula, o questionamento de projetos de reeleição surge apenas para candidatos de esquerda que se mostram mais fortes. Insistiu em que "ninguém perguntou" ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, sobre a intenção dele de aprovar a reeleição em seu país. Disse também que ninguém questionou os primeiros-ministros de países europeus que se mantiveram nos cargos por longos períodos, como a britânica Margareth Thatcher.
Na avaliação do presidente brasileiro, caberá aos eleitores venezuelanos definirem se querem ou não a reeleição ilimitada, que será motivo do referendo marcado para 15 de fevereiro, e se querem ou não um novo mandato para Chávez. "O dia em que o povo não quiser mais, não vai votar em você, vai votar em outro", afirmou Lula, dirigindo-se ao colega. Em um descuido, Lula chamou de "boliviano" o povo venezuelano, e corrigiu rapidamente o deslize.
Notícia: Absurdo! (-1) Vestibular da UEFS.

Uefs cancela vestibular alegando defasagem no calendário acadêmico.
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), decidiu nesta sexta-feira (16) que irá cancelar o processo seletivo referente ao semestre letivo 2009.2 (vestibular que seria realizado em julho deste ano), segundo deliberação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da universidade. A decisão não interfere na realização do vestibular 2009.1, que tem provas marcadas para o período de 25 a 27 de janeiro.
De acordo com a instituição, a medida pretende regularizar o calendário acadêmico, atualmente defasado em cerca de nove meses.
“A defasagem, acumulada há anos, é resultado de mobilizações de professores, estudantes e funcionários, em função de paralisações e greves, em especial por parte do movimento docente. Nos diversos movimentos, os professores têm argumentado a defesa da qualidade da Uefs em seu estatuto de universidade pública, gratuita e socialmente referenciada”, disse a instituição em nota oficial.
Ainda segundo a nota, a realização de dois vestibulares por ano tem causado transtornos à Universidade, aos professores e candidatos. Foram alegados também problemas como as férias no meio do semestre, a falta de sincronia com outros processos (calendário escolar do ensino fundamental, provas do Enade, concursos ou seleções diversas), que acabam por afetar negativamente na realização de estágios, intercâmbios, ações interinstitucionais e o ingresso na vida profissional.
Segundo a determinação do Consepe, mesmo com o cancelamento do vestibular de meio de ano (2009.2), o fluxo de alunos que entram anualmente na Uefs não sofre alteração. Em setembro, ingressa a turma 2009.1, que estará fazendo o vestibular em janeiro de 2009 e, em março de 2010, ingressará a turma que fará vestibular em janeiro de 2010, regularizando o calendário universitário.
Notícia/Dengue Atinge Jequié.


Epidemia de dengue atinge Jequié, no centro sul baiano!
Um surto de dengue atinge o município de Jequié, localizado no centro sul baiano, a 365 quilômetros de Salvador. Segundo Stela Santos Souza, secretária de saúde da cidade, indica que apenas nos 16 primeiros dias de 2009 foram notificados 787 casos da doença. Sendo que destes, 266 já foram confirmados. Os casos que ainda não foram confirmados são analisados pela Secretaria de Saúde do município e dependem de resultados de exames sorológicos.
“Os dados são alarmantes principalmente porque a grande maioria dos casos atinge as imediações do bairro Juaquirumão, na periferia da cidade. O curioso é que no ano passado quase não foi registrado casos nesse bairro”, ressaltou a secretária.
Uma equipe médica do Ministério da Saúde, coordenada pelo Dr. Agnaldo Rico, indicou que há a suspeita de que um garoto de 7 anos tenha morrido vítima de dengue hemorrágica. Outros dois casos, que estavam sendo investigados, foram negados pelos testes sorológicos.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, o surto de dengue em Jequié tem duas origens: as fortes chuvas que atingiram o município no mês de novembro após um período de seca (o que aumentou o índice de armazenamento irregular de água) aliado com o descuido da população em se prevenir.
“A secretaria de saúde fez ações educativas nos bairros, mas a população precisa colaborar”, ressaltou a secretária.
Além de Jequié, outros municípios do centro sul são afetados pela dengue (Jaguaquara, Mucugê, Manoel Vitorino e Ipiaú). Contudo, ainda não há confirmação que eles também estejam com surto da doença.
Salvador tem alto risco de dengue
Cerca de 3600 casos foram registrados na capital em 2008, um aumento de 65% em relação a 2007 – os locais mais atingidos foram os bairros da Península de Itapagipe e Subúrbio Ferroviário.
Em 2008, o Índice de Infestação Predial (IIP) foi de 3,4 na cidade, com o bairro do Uruguai chegando ao alarmante número de 7,0 – isto quer dizer que a cada 100 imóveis visitados, 7 apresentaram larvas do mosquito. A situação é considerada de alto risco a partir de IIP de 3,9. Em 2007, o índice em toda a cidade foi de 4,6.
A prefeitura de Salvador anunciou nesta terça-feira (13) a criação de um plano de contingência da dengue para evitar uma epidemia da doença durante o verão.
Notícia/Justiça Da Coréia do Sul Pune Estupro Em Casamento.


Pela 1ª vez, Coréia do Sul pune estupro em casamento. Decisão seria a primeira a reconhecer coerção sexual no casamento.
A Justiça na Coréia do Sul considerou um homem culpado por estuprar a esposa no que seria o primeiro veredicto deste tipo na história do país.
O homem de 42 anos da cidade de Busan, no sul do país, encontrou a esposa, uma filipina de 25 anos, por meio de uma agência internacional de casamentos em agosto de 2006.
O acusado fez a esposa passar por "muitas privações e a ameaçou com armas para satisfazer seu desejo, desrespeitando seu livre-arbítrio da esposa nos atos sexuais".
Segundo as últimas informações este seria o primeiro julgamento na Coréia do Sul a reconhecer a existência da coerção sexual em um casamento.
O sul-coreano foi sentenciado a 30 meses de prisão, mas não será preso. A sentença foi suspensa por três anos.
Grupos de defesa dos direitos humanos na Coréia do Sul aprovaram a decisão da Justiça, mas afirmaram que as atitudes sociais no país não acompanharam as mudanças que as mulheres conseguiram em setores como educação e emprego.
Esposas e, estrangeiras;
O número de esposas vindas de outros países também está aumentando na Coréia do Sul nos últimos dez anos, em particular na zona rural.
A causa seria um êxodo cada vez maior de mulheres para os centro urbanos.
Os governos municipais de algumas cidades na zona rural do país até fornecem dinheiro para os homens da cidade que se casam em outros países.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Fontes de Energia.

Fontes de Energia.
Energia Nuclear / Atômica
A que se encontra armazenada nos núcleos atômicos e se liberta por cisão (fissão) dos núcleos pesados, ou por síntese (fusão) dos núcleos leves. Constitui a forma de energia mais moderna e de maior rendimento com que conta o homem para o seu serviço. Atualmente é utilizada para a obtenção de eletricidade, de isótopos radioativos, em Radiologia, em Medicina, etc.
Energia hidrelétrica
Nome que se dá à corrente elétrica industrial que se destina à iluminação, à impulsão de motores, produção de calor, etc. Em geral é obtida em centrais hidrelétricas, aproveitando as diferenças do nível da água, ou em centrais térmicas, mediante a utilização de um combustível adequado. A unidade de potência elétrica é o watt, que equivale a um joule por segundo; na prática emprega-se o quilowatt, equivalente a mil watts.
Energia Eólica
É aquela que aproveita o vento, ou seja, o ar em movimento. É a mais econômica de todas as formas de energia e uma das primeiras utilizadas pelo homem.
Energia Geotérmica
É a devida ao calor interno da Terra. Este calor provoca a evaporação de grandes quantidades de água nas camadas profundas do solo e a sua saída violenta para a superfície. A crise energética de que padece o mundo faz com que sejam procuradas possíveis energias alternativas. A energia geotérmica foi utilizada pelo homem desde os tempos mais remotos; basta recordar o uso que foi feito das águas termais. Nas zonas que poderíamos chamar privilegiadas, é possível aproveitar as emanações para fins de aquecimento ou produção de eletricidade.
Energia Potencial
A que possui um corpo pelo fato de se encontrar num campo de forças; por exemplo, o da gravidade.
Energia Solar
A obtida pelo aproveitamento das radiações solares. Reúne duas grandes vantagens: a sua abundância e a sua condição de recurso renovável e não contaminante. A técnica moderna utiliza a energia solar para diversos fins: domésticos (em forma de aquecimento doméstico ou da água), fornos solares, depuradores e evaporadores de água do mar, etc.
< BR>Energia do mar
Os oceanos podem ser uma fonte de energia para iluminar as nossas casas e empresas. Neste momento, o aproveitamento da energia dos mar é apenas experimental e raro.
Energia termoeléctrica
A energia termelétrica é produzida a través de carvões vegetais, que em Portugal não existem. O carvão é queimado e com a sua pressão faz com que as turbinas funcionem.
Tudo sobre energia.

Tudo sobre energia
A energia é tudo o que produz ou pode produzir ação, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, gravítica, elétrica, química, magnética, radiante, nuclear, etc. É tudo energias.
A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma, da qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem a qual não consegue viver. Durante muito tempo só o ouro e as pedras preciosas eram considerados riqueza, hoje são os recursos energéticos que determinam a riqueza dos países, mas o consumo de energias foi tão devastador, que aumentará cerca de 46% até 2010 que levará á sua existência apenas algumas dezenas de anos. Presentemente 85% de energia gasta em todo o mundo provém do petróleo e do carvão.
O petróleo para alem de esgotável a breve prazo é prejudicial ao ambiente.
O carvão é mais abundante do que o petróleo (tem reservas para mais de 200 anos ) mas é ainda mais poluente, do que o petróleo.
O gás é menos poluente mas o seu transporte quer em pipeline quer em navios – tanque é muito dispendioso.
Efeitos Da Crise Internacional.Diz Lula:

"Nós vamos ter um trimestre preocupante", disse hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa semanal de rádio "Café com o Presidente". Ele reafirmou que o governo tomará todas as medidas necessárias para garantir emprego, salário e renda. "Nós precisamos garantir empregos, salário e renda. Esses são três componentes extraordinários para que a economia brasileira continue a crescer e o povo não seja vítima de uma crise que não foi causada pelo Brasil."
O presidente reiterou a necessidade de se manter os investimentos públicos e privados como forma de enfrentar os efeitos da crise internacional sobre a economia brasileira. Para isso, afirmou que o governo vai injetar mais recursos na economia por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Apontou ainda a necessidade de se trabalhar para que o crédito "volte à normalidade". Além disso, reconheceu a necessidade de reduzir o spread bancário para facilitar acesso ao crédito a pequenas e médias empresas. "Essa crise tem que ser encarada pelo povo brasileiro como uma oportunidade", voltou a dizer.
Notícia/Vendas de títulos públicos pela internet encerram 2008 com recorde.

Vendas de títulos públicos pela internet encerram 2008 com recorde
A venda de títulos públicos a pessoas físicas pela internet fechou o ano passado com recorde. Segundo balanço divulgado hoje (14) pela Secretaria do Tesouro Nacional, o programa Tesouro Direto vendeu R$ 1,558 bilhão em papéis do governo em 2008, o melhor resultado desde a criação do sistema, em 2002.
Esse volume representa crescimento de 102,1% em relação aos R$ 771,2 milhões vendidos em 2007. A adesão ao programa também bateu recorde. O Tesouro Direto encerrou 2008 com 145.939 investidores cadastrados, aumento de 41,7% sobre o ano anterior.
A maior demanda dos investidores foi por títulos prefixados. Esses papéis, cujo rendimento está definido no momento da compra, responderam por 45,9% das vendas. Em segundo lugar, ficaram os títulos indexados ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com 37,7% de participação. Os títulos corrigidos pela taxa Selic representaram 16,39% das compras.
Os investidores se concentraram em aplicações de baixo valor. As vendas até R$ 1 mil atingiram 27,6% do volume vendido em 2008. Quase dois terços dos investidores (63,6%) adquiriram até R$ 5 mil em títulos públicos.
De acordo com o Tesouro Nacional, a aplicação em títulos públicos rendeu mais do que outros investimentos em renda fixa. Enquanto a poupança rendeu 7,89% e o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) rendeu 12,37% no ano passado, os títulos prefixados apresentaram retorno de 11,9% a 14,2%. No mesmo período, os títulos indexados à Selic renderam entre 12,2% e 12,5%.
Apesar de encerrarem o ano com recorde, as vendas do Tesouro Direto caíram em dezembro. No mês passado, as compras de títulos por pessoas físicas somaram R$ 160,7 milhões, 10,7% menor que os R$ 180 milhões registrados em novembro.
O maior volume mensal vendido foi registrado em outubro, quando as aquisições somaram R$ 259 milhões. Na ocasião, o agravamento da crise financeira fez os investidores migrarem das ações em queda para os títulos públicos. O mês com a menor venda de títulos foi junho, com R$ 52,115 milhões.
Criado em janeiro de 2002 com a intenção de popularizar a aplicação em papéis do governo, o Tesouro Direto permite que pessoas físicas adquiram títulos públicos diretamente pela internet. A compra é feita sem intermediários, mas o aplicador deve pagar taxa a uma corretora que ficará com a custódia dos títulos.
Notícia/Violência policial é problema crônico no Brasil, diz ONG.

Violência policial é problema crônico no Brasil, diz ONG.
O relatório anual da organização não governamental de direitos humanos Human Rights Watch, publicado hoje, caracteriza a violência policial como um "problema crônico" no Brasil. A ONG também qualifica de desumanas as condições dos presídios brasileiros, critica práticas de trabalho forçado e denuncia casos de violência rural. Segundo a ONG, moradores de áreas urbanas são vítimas tanto do crime organizado quanto do abuso de forças de segurança. A Human Rights Watch estima no relatório que 50 mil pessoas são vítimas de homicídio por ano no País.
A ONG aponta o Rio de Janeiro como um dos principais focos da violência, por causa do tráfico de drogas e da ação das milícias. Conforme o relatório, entre janeiro e junho do ano passado 757 pessoas foram mortas pela polícia do Rio, uma média de quatro por dia. Citando o relatório final da CPI do Sistema Carcerário, a ONG relata que tortura contra presos foi registrada nos Estados de Rondônia, Piauí, Mato Grosso, Ceará, Maranhão, e Goiás.
De acordo com a ONG, povos indígenas e trabalhadores sem-terra enfrentam ameaças como resultado do conflito por terra. A Organização cita no relatório um levantamento da Comissão Pastoral da Terra, segundo o qual 28 pessoas foram mortas em conflitos rurais em 2007.
Notícia/Palestinos dizem que conflito em Gaza já matou mais de mil 14 de jan/ 2009.

Palestinos dizem que conflito em Gaza já matou mais de mil
Fontes médicas da Faixa de Gaza disseram nesta quarta-feira que 1.010 pessoas já morreram no território palestino desde o início da ação militar israelense, em 27 de dezembro.
Segundo o Ministério da Saúde palestino, 315 são crianças entre os mortos. Outras 4,7 mil pessoas ficaram feridas, de acordo com as fontes palestinas.
Israel afirma que 13 israelenses foram mortos desde o início do conflito, sendo 10 soldados e três civis.
Como Israel não permite a entrada de jornalistas estrangeiros na Faixa de Gaza, as informações sobre número de mortos não podem ser confirmadas.
Esforços diplomáticos
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, está em um giro diplomático pelo Oriente Médio na tentativa de obter um cessar-fogo entre Israel e o grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza.
No Cairo, capital do Egito, Ban disse que é intolerável que civis tenham de suportar o fardo maior do conflito.
Depois de uma reunião com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, Ban disse esperar que a iniciativa diplomática liderada pelo Egito tenha resultados o mais rápido possível. Ban deverá visitar ainda Israel, Jordânia, Cisjordânia e Síria.
Segundo analistas, o Egito vem aumentando a pressão sobre os líderes do Hamas para que aceitem uma proposta de trégua.
Um porta-voz do Hamas disse que qualquer acordo de cessar-fogo deve incluir o fim imediato dos ataques e a retirada completa das tropas israelenses de Gaza, além da abertura das fronteiras, encerrando o bloqueio imposto ao território.
O governo de Israel afirma que a ofensiva tem o objetivo de impedir que militantes palestinos continuem a lançar foguetes contra o território israelense.
Estratégia
Apesar dos esforços diplomáticos por um cessar-fogo, nesta quarta-feira, 19º dia do conflito, tropas israelenses e militantes palestinos continuaram a se enfrentar nos arredores da Cidade de Gaza, com registros de explosões e trocas de tiros.
Israel afirmou que mais três foguetes foram lançados a partir do território libanês contra a cidade de Kiryat Shmona, no norte do país.
Quatro foguetes já haviam sido lançados contra Israel a partir de território libanês na semana passada, aumentando temores de que o conflito se espalhe pela região.
Analistas afirmam, no entanto, que Israel parece estar evitando um ataque em massa contra a Cidade de Gaza, porque combates intensos na zona urbana poderiam causar muitas mortes dos dois lados, o que seria um risco político a menos de um mês das eleições israelenses.
Fontes também afirmam que há sinais de divisões no gabinete israelense. Segundo essas fontes, o ministro da Defesa, Ehud Barak, defende uma diminuição na ofensiva, mas o primeiro-ministro, Ehud Olmert, quer pressionar com mais ataques.
Em meio ao conflito em Gaza, uma nova gravação com uma voz atribuída ao líder da rede extremista Al-Qaeda, Osama Bin Laden, foi divulgada nesta quarta-feira.
Na gravação, Bin Laden convoca uma "guerra santa" para combater a ofensiva de Israel. A autenticidade da gravação, divulgada por sites islâmicos, não pôde ser verificada.
Notícia/ Emprego na Indústria Brasileira Tem Maior Queda Desde 2003

Emprego na indústria brasileira tem maior queda desde 2003
SÃO PAULO - O emprego na indústria brasileira caiu em novembro no maior ritmo em 5 anos, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.
O período costuma ser ruim para o setor, que demite temporários contratados poucos meses antes em meio às encomendas do varejo para as festas de fim de ano, mas a situação foi agravada pela crise global.
O emprego caiu 0,6 por cento em novembro ante outubro --a maior queda desde outubro de 2003--, mas manteve-se positivo na comparação anual, crescendo 0,4 por cento. Apesar de positiva, a taxa contra novembro de 2007 foi a menor desde outubro de 2006.
De janeiro a novembro de 2008, o emprego no setor registrou aumento de 2,4 por cento.
A folha de pagamento real dos trabalhadores na indústria caiu 2,7 por cento mês a mês, o segundo resultado negativo nesse tipo de comparação. Em relação a novembro do ano anterior, houve alta de 4,1 por cento.
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Forças israelenses aproximam-se do centro de Gaza

Forças israelenses aproximam-se do centro de Gaza
Reuters
Por Nidal al-Mughrabi
GAZA (Reuters) - As forças israelenses chegaram mais perto do coração da
cidade de Gaza na terça-feira e o principal general de Israel disse que "ainda há
trabalho pela frente" contra o Hamas, na violenta ofensiva que já dura 18 dias.
O total de palestinos mortos subiu para 952, informou o Ministério da Saúde de
Gaza, controlado pelo Hamas, contabilizando a morte de 400 mulheres e crianças
na campanha israelense. Israel disse que as perdas de seu lado somam 10 soldados
e três civis atingidos por foguetes do Hamas.
Explosões e disparos de artilharia pesada ecoaram pela cidade de 500 mil
habitantes depois que os tanques israelenses se aproximaram, mas não entraram,
na região central da cidade, densamente povoada.
Talat Jad, de 30 anos, morador do subúrbio Tel al-Hawa, de Gaza, onde os
tanques entraram durante a noite, disse que ele e outros 15 membros de sua
família abrigaram-se em um cômodo da casa deles, sem coragem de olhar pela janela.
"Nós até desligamos nossos celulares porque ficamos com medo de que os
soldados dos tanques pudessem ouvi-los", disse Jad. "Alguns de nós recitamos o
Alcorão e outros rezaram para que o barulho das explosões acabasse."
Profissionais da área médica disseram que 18 combatentes palestinos -- em sua
maioria integrantes do grupo islâmico Hamas, que governa a Faixa de Gaza -- e
sete civis morreram nos combates mais recentes.
No Cairo, uma delegação do Hamas retomou as conversações com o Egito sobre
um plano de cessar-fogo proposto pelo país árabe, que faz fronteira com a Faixa
de Gaza e com Israel e que fez as pazes com o Estado judaico.
Um caça israelense atacou 60 alvos, incluindo túneis usados por militantes de
Gaza para contrabandear armas a partir da fronteira com o Egito, locais de
fabricação de armas e postos de comando do Hamas, disse o Exército de Israel.
Dois foguetes atingiram Beersheba, no sul de Israel, sem deixar feridos.
"Nós já conseguimos fazer muita coisa atingindo o Hamas e sua infraestrutura,
seu governo e seu braço armado, mas ainda há trabalho pela frente", disse o
tenente-general Gabi Ashkenazi, chefe do estado-maior das forças armadas de
Israel, a um comitê parlamentar.
Ashkenazi afirmou que os aviões israelenses lançaram mais de 2,3 mil ataques
desde o início da ofensiva, no dia 27 de dezembro.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está a caminho da região para uma
semana de negociações com líderes no Egito, Israel, Jordânia e Síria com vistas a
pôr fim ao derramamento de sangue.
Grupos de direitos humanos relataram escassez de suprimentos vitais, incluindo
água, na Faixa de Gaza. A escassez de combustíveis provoca apagões frequentes.
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)
.jpg)



